Eu me organizo pra me desorganizar.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

A cidade como dramaturgia - que cidade é essa?

As cidades são um complexo organismo vivo preenchidas de materalidades e relações sociais. Preenchidas do excesso e da falta humanas. São um verdadeiro exemplo de como o homem, no transcurso de sua existência, pôde apreender caminhos de esquadrinhar o espaço e construir uma gama de equipamentos e artefatos- segundo determinadas técnicas ao seu alcance e em sua época- necessários à sua existência. Assim, as civilizações foram ganhando vida própria e se condensando nesses moldes urbanos tais quais conhecemos hoje: as cidades. Apesar de que, ambas as palavras - cidade e civilização - têm a mesma origem. Que cidade é essa? Ou melhor: Que cidades são essas? Pois é como se tivéssemos dentro da mesma cidade várias outras cidades menores, vários pueblos, cidadelas; onde independente do que aconteça, todos estes níveis se tocam em algum ponto. Como habitante deste lugar, desta Fortaleza tão sedutora, despojada, não tive como não me perguntar que cidade é essa, tendo em vista tudo o que vem ocorrendo com nosso lugar e abalando nossos sentimentos de pertença; aumentando muitos dos nossos paradoxos. Destituindo-nos, muitas vezes, de nossas idiossincrasias. Uma verdadeira cronopólis que ergue e destrói ao mesmo tempo, vítima da constante imposição global de expansão e crescimento das cidades e de uma globalização perversa; calcada na tirania da informação e do dinheiro. Para responder a estas e outras centenas de perguntas, recorremos à potência mítica do Oráculo de Delfos e fomos às ruas benfiquianas, na praça da gentilândia, nos entornos do IFCE. Este exercício me possibilitou, sem sombra de dúvidas, enxergar melhor esse lugar que eu piso todos os dias, que eu habito, que eu me relaciono. Fez com que eu ampliasse meu raio de percepção sobre espaços já habituais, quase mortos pelo dia-a-dia e, encontrasse novos sentidos para mim mesmo, por que não dizer, novas formas simbólicas? O exercício me fez repensar a performatividade do ator em cena, na rua, sem uma necessidade de teatralizar, mas sim de exercitar uma melhor naturalidade, uma sutileza de gestos e movimentos, sincronizados na esfera real e cotidiana da cidade. Obviamente, que interferindo artísticamente nela sem deixar de lado as escolhas estéticas desta intervenção. Além desse, tive inúmeros outros insights que foram discutidos com o grupo após o exercicio. Logo, acredito, que temos que exercitar todos os dias a nossa relação com este lugar e descobrir nós mesmos novas possibilidades no ambiente urbano, novas dramaturgias. A cidade é pura dramaturgia, envolta de personagens que compõem seu universo. A rua, um espaço da cidade, é repleta desses 'personagens'. Basta observar o Benfica: A Gorete do Guaraná, o Assis e seu Botequin, o Chaguinha, o Cid, o Eudes, os vendedores de tapioca, o senhor que faz jogo do bicho na calçada do IFCE, enfim. Isso em se tratando só de personagem, mas ainda há as histórias, as casas, as praças, os conflitos, as polaridades. Em seu dicionário de teatro, Patrice Pavis, descreve que: "a Dramaturgia, no seu sentido mais genérico é a técnica (ou a poética) da arte dramática, que procura estabelecer os princípios de construção da obra". A dramaturgia da cidade é uma dramaturgia que produz a si própria, tem um ato de imanência a ela mesma e é esse ato que temos de atingir sempre experimentando a cidade e ampliando os diálogos com seus espaços, seus habitantes, enveredando por novos acontecimentos e novos vetores para o teatro. Desta maneira, trazendo a ruptura do cotidiano, do mesmo, da similitude e da semelhança, provocando a experimentção da diferença. Que cidade é essa? Que dramaturgia é essa? Não é somente a academia que irá nos dizer. É a rua. É a própria cidade. É todos os sorrisos e lágrimas que aqui, com nossa nordestinidade, reside. Finalizo com uma poesia que fiz um dia desses, andando pelos arredores da Av. 13 de maio, em plena greve dos policiais militares em nossa Fortaleza. Filosofei com as pernas e andei pela cidade. Pela 1º vez vi uma mulher entrar no pensionato feminino. Vi também novas pichações em meio ao descontrole visual urbanóide da megalópole cosmopolita. E um personagem que disse o que iria fazer se ganhasse alguns milhões. Na verdade a cidade me fez enxergar. E vi as mesmas coisas de sempre como a fumaça, os carros, as pessoas sem recorte. O que enxerguei foi o que eu já via, mas o caos me trouxe outro 'óculos social'. Texto escrito em 20 de janeiro de 2012 para o módulo 'A cidade como dramaturgia', das escola pública de teatro da vila das artes-ce. Foram consultados: O tempo nas cidades (Milton Santos; Por uma outra globalização (Milton Santos); Dicionário de Teatro (Patrice Pavis); A cidade como dramaturgia do teatro de "invasão" (André Carreira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário